Secretária-adjunta de educação de Maceió se reúne com pesquisadores da Ufal para discutir participação da Semed na Semana de Pesquisa e Inovação.

- Atualizado em

A secretária-adjunta de educação de Maceió, Noêmia Barroso, recebeu em seu gabinete, nessa quarta-feira (13), pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro teve como objetivo discutir a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontecerá de 16 a 20 de outubro, em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

A Sinpete tem como propósito realizar uma série de atividades relacionadas à pesquisa, tecnologia e inovação na área da educação básica. Uma das principais ações previstas é a realização de uma audiência pública sobre equidade educacional, iniciativa do Observatório Nacional de Equidade Educacional, do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/Ufal).

De acordo com Leogildo Alves Freire, vice-coordenador do Observatório, a intenção é que a Sinpete não seja apenas um evento científico de formação profissional, mas também um projeto de fomento de políticas públicas em Alagoas. Ele ressalta a importância de mobilizar a comunidade e a sociedade civil organizada para a audiência pública, buscando a aproximação entre a universidade e a comunidade.

A reunião entre a Semed e a Ufal foi considerada um marco significativo para a educação em Maceió. Noêmia Barroso destacou a importância dessa parceria para fortalecer a educação e compartilhar experiências científicas, visando a transformação do contexto educacional. Ela ressaltou que o Sinpete e a audiência pública fazem parte desse processo de transformação.

Regina Maria, vice-coordenadora do Sinpete, reforçou a parceria com a Semed e ressaltou a importância de envolver não apenas pesquisadores e professores, mas também as famílias dos estudantes, buscando uma interação com a comunidade durante a semana da Sinpete.

A coordenadora-geral do Sinpete, Vera Pontes, destacou que a Semed e a Ufal são parceiras e buscam alinhar suas ações visando promover a qualificação de políticas públicas voltadas para a educação básica. O diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho, apresentou alguns projetos realizados pelo núcleo e ressaltou a importância dessa parceria para o desenvolvimento de tecnologias educacionais.

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto que visa fomentar e divulgar a ciência, tecnologia e inovação na educação básica. O evento é realizado em colaboração com diversas instituições, como a Ufal, o Ifal, a Uneal, a Uncisal, a Seduc-AL e a Fapeal. As atividades serão realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em diferentes municípios de Alagoas.

Para mais informações sobre a Sinpete, acesse o site evento.ufal.br/sinpete-2023. O NEES também possui um site, que pode ser acessado em www.nees.ufal.br. O contato para mais informações sobre o evento pode ser feito através do e-mail sinpete2023@gmail.com. A Semed está localizada na Rua General Hermes, 1199 – Cambona, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h. O telefone para contato é (82) 3312-5608.

Confira matéria aqui.