Encerramento do SINPETE 2023 (UFAL): Um Marco de Ideias Inovadoras e Alunos de Destaque na Educação Básica e Superior

O evento celebrou a Ciência, a Cultura e o Reconhecimento da Educação em Alagoas, com a presença de muitos alunos e professores.

Por Karollaine Dias e Lídia Jemily, estudantes de relações públicas.
- Atualizado em
Premiação das ideias que mais se destacaram perante a comissão avaliadora. | nothing
Premiação das ideias que mais se destacaram perante a comissão avaliadora.

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) de 2023 chegou ao seu término após cinco dias repletos de palestras, minicursos, mesas de discussão e informações relevantes. Em maceió o evento teve lugar no pátio da reitoria do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas e contou com a participação de estudantes das escolas públicas, municipais e estaduais. O dia culminou com a cerimônia de encerramento no auditório da reitoria, na presença de figuras de destaque que contribuíram para a realização do evento.

Pela manhã, as escolas municipais e estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma palestra proferida por Mauro Leonardo Cunha a convite do Núcleo de Excelência e Tecnologias Sociais (NEES), abordando o tema de Segurança Cibernética, além de visitarem as áreas dedicadas à Biologia, Matemática, Farmácia, e outras disciplinas. Durante a manhã também houve, apresentações culturais e rodas de discussão no pátio da reitoria e estandes sobre a literatura negra brasileira.

No período vespertino, ocorreu a Conferência de Encerramento intitulada "Promover Educação, Fomentar a Ciência e Tecnologia, e Zelar pelos Ecossistemas", proferida pelo renomado Professor Doutor Fábio José dos Santos. Durante sua exposição, o professor abordou o desenvolvimento sustentável como uma responsabilidade coletiva. Em seguida, no pátio da reitoria, a Orquestra Camerata Jovem do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizou uma apresentação musical. O ponto alto do dia se deu com a entrega dos prêmios do concurso de Ideias Inovadoras, no qual diversos alunos do ensino fundamental, médio e superior de Alagoas apresentaram seus projetos ao longo da semana do evento. Após a cerimônia de encerramento, ocorreu a premiação das ideias que mais se destacaram perante a comissão avaliadora.

Entre os premiados, entrevistamos Felipe Neves, do curso de Biologia da Universidade Federal de Alagoas, um dos estudantes agraciados na categoria de ensino superior no concurso de Ideias Inovadoras. Ele compartilhou a importância de seu projeto intitulado "LAB PARA TODOS", que busca oferecer recursos de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual. Em sua entrevista, destacou: "Pensamos em acessibilidade muito antes de termos um estudante com deficiência visual. A partir disso, nossa expectativa não se limita a produzir materiais acessíveis, mas também a inspirar outros projetos e instituições a abraçar a luta por essa causa, pois almejamos uma educação verdadeiramente efetiva e acessível.", DISSE.

Após a conclusão do evento, Vera Pontes, Coordenadora da SINPETE, compartilhou suas perspectivas, destacando a SINPETE como um elemento de suma relevância no âmbito da educação. Ela afirmou: "A SINPETE é crucial, pois estreita a relação entre a universidade e as escolas, e seu papel é fundamental, visto que estimula a educação científica.", DISSE.

O evento ocorreu de maneira simultânea entre os dias 16 e 20 de outubro nas cidades de Maceió, Maragogi, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos índios, demonstrando a importância da colaboração interinstitucional para o avanço da educação e tecnologia em Alagoas. Além disso, contou com a valiosa parceria da UNICISAL, UNEAL, IFAL, CNPQ, FAPEAL, SEMED, SECTI e SEDUC.