E as Parcerias Continuam...

Reunião Conjunta entre a Coordenação da SINPETE/UFAL, Secretária Adjunta da SEMED Maceió e Diretores do NEES/UFAL


- Atualizado em
A reunião contou com a presença de diversos representantes comprometidos com a causa da equidade educacional
A reunião contou com a presença de diversos representantes comprometidos com a causa da equidade educacional

A reunião realizada no dia 13 de setembro de 2023 marcou mais um passo na parceria entre a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE), o Núcleo de Excelência  em Tecnologias Sociais (NEES) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maceió. O objetivo do encontro foi discutir a participação conjunta na audiência pública sobre equidade educacional, que é uma iniciativa do Observatório Nacional de Equidade Educacional (Ministério da Educação) executado pelo NEES, e será realizada no âmbito da SINPETE 2023, no dia 17 de outubro próximo.

A audiência pública sobre equidade educacional é um evento importante dentro da programação da SINPETE. Seu principal objetivo é reunir especialistas, educadores, pesquisadores e a comunidade em geral para discutir estratégias e práticas que promovam a equidade na educação. Será uma oportunidade para compartilhar experiências, pesquisas e ideias inovadoras relacionadas à inclusão de estudantes que se encontram em situações de vulnerabilidades e vitimas de iniquidades, tanto no que diz respeito ao gênero, à etnia/raça, classe socioeconômica, dentre outros fatores que limitam o acesso à educação ou o gozo de uma educação de equitativa ou mesmo a qualidade na educação. Essa iniciativa é essencial para garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade.

A reunião contou com a presença de diversos representantes comprometidos com a causa da equidade educacional:

Prof. Alan Pedro (Diretor Geral do NEES): trouxe sua vasta experiência em tecnologias sociais e educação equitativa para a mesa de discussão.

Edmilson Fialho (Diretor Executivo do NEES): com seu conhecimento em gestão e pesquisa, apresentou alguns projetos desenvolvidos pelo NEES, e destacou a importância de pesquisas em tecnologias educacionais.

Leogildo Alves (Vice-coordenador do Observatório Nacional de Equidade Educacional): contribuiu com insights valiosos sobre a missão do Observatório e as questões de equidade educacional, além de enfatizar a importância de estarem inseridos na SINPETE, bem como a relevância da parceria firmada com a SINPETE e a SEMED Maceió, bem como a importância de transformar a SINPETE em um projeto de estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas em Alagoas.

Noêmia Barroso (Secretária-adjunta de Educação – SEMED): compartilhou a visão da secretaria sobre a equidade educacional e abordou a importância da participação da SEMED na SINPETE, que ocorrerá de 16 a 20 de outubro em várias cidades de Alagoas, incluindo Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Vera Pontes (Coordenadora da SINPETE): destacou a relevância do evento e das parcerias firmadas na promoção de pesquisas e inovações na educação básica.

Regina Maria (Vice-coordenadora da SINPETE): complementou a visão da SINPETE e a importância da colaboração com a SEMED e  o NEES.

Realização

Apoio