Concurso de Ideias Inovadoras

Inscreva a sua ideia e ajude a transformar o mundo.

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Ideias Inovadoras, oriundas de ações de iniciação científica e tecnológica, no âmbito de escolas da rede municipal, estadual, federal e particular da educação de Alagoas; e de cursos de licenciatura (formação de professores) e bacharelados, das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras da SINPETE.

O concurso integra o conjunto de ações da SINPETE 2023, e objetiva promover o fomento e divulgação da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Educação Básica, visando o desenvolvimento humano e sustentável.

Para fins deste concurso, considera-se ideias inovadoras as propostas que apresentam potencial para solucionar problemas, por meio da ciência e da tecnologia, e que resultem em produtos, processos e/ou serviços novos de impactos educacionais, sociais e ambientais.

Esta chamada receberá proposta que esteja enquadrada nos eixos abaixo relacionados e que tenham aderência com, pelo menos, um dos 17 ODS.

• Ciências Básicas e Educação - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas e universidades, e para desenvolver novas metodologias e tecnologias educacionais?
  • Ciências Básicas e Saúde Pública - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para prevenir e combater epidemias e doenças endêmicas, e para desenvolver novos medicamentos e tratamentos?
  • Ciências Básicas e Tecnologias Assistivas - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para auxiliar as tecnologias assistivas?
  • Ciências Básicas e Economia Circular - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para auxiliar a transformação de resíduos em recursos e para o desenvolvimento de modelos econômicos mais sustentáveis?
  • Ciências Básicas e Segurança Alimentar e Nutricional - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para auxiliar a produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população vulnerável?
  • Ciências Básicas e Ambientes Sustentáveis - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado na produção de energias renováveis, na diminuição do uso de plásticos, no combate e enfrentamento às mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade?
  • Ciências Básicas e Cidades - como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado pelas engenharias para transformar nossas cidades em territórios sustentáveis?
  • Ciências Humanas e Sociais e Direitos Humanos - como o conhecimento das ciências humanas e sociais pode ser usado para desenvolver processos educativos mais Inclusivos e Humanizados em contextos escolares?

A chamada está aberta a todos os interessados - estudantes e professores - que estejam desenvolvendo ideias inovadoras no Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e no Ensino Superior das instituições parceiras da Sinpete: Ufal, Ifal, Uneal e Uncisal. Os projetos NÃO precisam estar vinculados a instituições de fomento à pesquisa.

Clique aqui para acessar o edital e realizar sua inscrição.

Resultado da Homologação das Propostas de Ideias Inovadoras aqui

Resultado das Propostas de Ideias Inovadoras aqui